top of page
Buscar

Exames Finais 23.1

Atualizado: 6 de jun. de 2023

Saudações, Acadêmicos(as)! 🖖


Nos próximos dias teremos aplicação das Avaliações de Exame Final. Portanto, fiquem atentos às orientações abaixo e leia com atenção todo o post! Sem preguiça 😉


ESTOU APROVADO?!


A aprovação nas disciplinas ocorre mediante o cumprimento de três critérios: 1) frequência (O aluno precisa ter cursado no mínimo 75% das aulas); 2) somatória mínima de 7.000 pontos na disciplina; e 3) somatória mínima de 1.500 pontos ou 2.500 (disciplinas nível 1 ou 2, respectivamente) nas Avaliações Oficiais.


Detalhamos mais sobre disciplinas de Nível 1 e 2 aqui.


O AVA permite uma consulta visual facilitada da sua pontuação e aprovação, conforme abaixo:

Acesse a disciplina no AVA.
Após, clique em "Meus Pontos" na lateral direita.
Em seguida, clique em "Visualização de Pontos".

As duas barras vermelhas podem auxiliar na identificação dos critérios que precisam ser superados. Para aprovação na disciplina é necessário alcançar AMBOS, ou seja: 7.000 pontos totais e a pontuação mínima das oficiais. Também é possível consultar um extrato completo da pontuação conquistada.


ELEGÍVEIS PARA O EXAME FINAL


A avaliação de Exame Final é a última tentativa de recuperação de nota aos alunos que não tenham alcançado um dos critérios (ou ambos) para aprovação na disciplina.


O Exame Final é uma avaliação de 5.000 pontos que substitui as notas obtidas nas Oficiais. Exemplificamos abaixo para facilitar o entendimento.


  • Exemplo 1: No exemplo abaixo, o aluno obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 7.000 pontos), mas não alcançou a somatória mínima de 2.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 1.975 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota. Para ser aprovado, precisará obter a nota mínima de 2.500 pontos na prova de Exame Final. Assim, por ser possível a aprovação, o aluno é elegível.


  • Exemplo 2: No exemplo abaixo, o aluno não obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 7.000 pontos), apesar de alcançar a somatória mínima de 2.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 3.900 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota: 6.463 (pontuação total) - 3.900 (notas oficiais que serão substituídas) = 2.563 pontos. Para ser aprovado, precisará obter a nota mínima de 4.437 pontos na prova de Exame Final. Assim, por ser a aprovação possível, o aluno é elegível.


  • Exemplo 3: No exemplo abaixo, o aluno não obteve a pontuação necessária no primeiro critério (acima de 7.000 pontos), apesar de alcançar a somatória mínima de 1.500 nas oficiais. Ao realizar o Exame Final, a somatória de 4.400 pontos das oficiais é zerada e a pontuação obtida substituirá essa nota: 5.023 (pontuação total) - 4.400 (notas oficiais que serão substituídas) = 623 pontos. Para ser aprovado, precisaria obter a nota mínima de 6.377 pontos na prova de Exame Final. Considerando que a pontuação máxima do Exame é 5.000 pontos, NÃO é mais possível a aprovação na disciplina e o aluno NÃO é elegível ao Exame.


DATAS DE APLICAÇÃO


Disciplinas Interativas


Os Exames Finais das Disciplinas Interativas será aplicada no dia 26 e 27 de junho e obedecerão as mesmas orientações das Oficiais. Leia mais aqui.



Disciplinas HAMI e HAMP


As Avaliações de Exame Final das Disciplinas HAMI e HAMP ocorrerão no dia 26 de junho. A sala ainda será informada aqui na comunidade com pelo menos um dia de antecedência. Cada aluno fará a oficial em seu respectivo turno.


Assim como a Segunda Chamada, só serão corrigidas as avaliações de Exame dos alunos efetivamente elegíveis, como explicado acima.


Comments


bottom of page